Warning: ob_start() [ref.outcontrol]: output handler 'ob_gzhandler' conflicts with 'zlib output compression' in /home/institutosolaris/www/printDoc.php on line 5
PORTAL SOLARIS
Lei das Corretas Relações Humanas

Relembrando o que escrevemos no mês passado: os valores que norteiam nossa existência nos tempos atuais, perpassando todas as nossas atitudes, podem ser resumidos em três leis e três princípios universais:

LEIS                                                         PRINCÍPIOS

Corretas Relações Humanas                        Boa Vontade

Esforço Grupal                                          Unanimidade

Aproximação Espiritual                               Divindade Essencial

 

Mas o que são leis e princípios?

Um princípio é uma motivação, uma fonte de energia, uma afirmação que visa a uma melhora geral da humanidade.

Uma lei é a formulação em palavras do que está implícito num princípio, possibilitando que ele se manifeste na prática. As leis servem de base às relações humanas.

Lei das Corretas Relações Humanas

A lei das Corretas Relações Humanas facilita a comunhão verdadeira com a própria alma, com os outros seres, com a natureza, com o universo.

Para que possamos interagir adequadamente com a família, o trabalho e a sociedade, é fundamental que estejamos bem internamente. Devemos nos amar, respeitar nossos limites e nossas fraquezas e, acima de tudo, perdoar nossos erros.

Quando estivermos felizes, em paz com nossos pensamentos e emoções, poderemos irradiar amor e gratidão por tudo o que nos rodeia: pessoas, natureza e universo. Assim, a base das relações corretas e adequadas deve ser estabelecida no nosso interior: amor, senso de responsabilidade, compreensão, compaixão e serenidade.

A reflexão sobre essas atitudes mostra a ampla abrangência da Lei das Corretas Relações Humanas. Esta não é uma lei válida apenas para nosso contato com os outros, mas também para toda a organização de nossa vida. Seu campo de aplicação corresponde à área global na qual vivemos, ou seja, à área da nossa expressão externa e àquela relativa aos sentimentos, pensamentos e atitudes internas.

O estabelecimento de atitudes positivas dentro de nós facilita o fluxo das relações externas, destruindo barreiras e abrindo caminhos. Através dos necessários atos de cooperação no dia a dia, tanto na organização de nossa vida quanto na vivência de todos os nossos contatos, experimentamos e apreendemos os vários aspectos de nossos relacionamentos, seus diversos tipos e gradações.

Enquanto indivíduos, é necessário que cooperemos conscientemente com a Lei das Corretas Relações Humanas, e, assim, vamos ajudar a estabelecer um mundo melhor, com mais equilíbrio, prosperidade e amor.

No próximo mês, vamos pensar um pouco no Princípio da Boa Vontade.

 

 

Texto baseado em Meditação e Síntese – Parassíntese, Visão e Missão (São Paulo, Ed. Totalidade, SP, 2004). Organizado pelo CEPAZ, o livro reúne textos de Roberto Assagioli, fundador da Psicossíntese.
 

Laura Paladino de Lima

A solariana Laura Paladino de Lima, integrante do Grupo Liberdade, é formada em História e Administração pela PUC-SP. Dedica-se ao estudo da História da Arte em instituições como PUC-SP, MASP e ICIB (Instituto Cultural Ítalo Brasileiro). Autora do livro Gigi e as Se(r)mentes (São Paulo, Totalidade, 2001, 2a ed.).